Liberação do FGTS e PIS/Pasep vai impulsionar o consumo até o fim do ano
11 de setembro de 2019Diretoria do Sindilojas Missões debate propostas para novas ações da entidade
18 de setembro de 2019No sábado, dia 14, na praça Leônidas Ribas, foi realizada a segunda edição do ano da campanha do lixo eletrônico, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SeMMA), com o apoio de entidades locais. Neste dia esteve presente o Sistema FecomércioRS, por meio do SESC e SENAC, na qual o Sindilojas Missões faz parte, e outras entidades colaboradoras como o 1° Batalhão de Comunicações, URI Santo Ângelo, brigada militar, Unimed Missões, Lions Clube Santo Ângelo, Corsan e a Secretaria do Meio Ambiente.
Ao longo do dia foram recolhidos vários eletrônicos entre monitores de computadores, microondas, televisores, rádios, telefones celulares, câmeras fotográficas, impressoras, geladeiras, liquidificadores, lavadora de roupas entre outros equipamentos totalizando, ao final do dia, 25 toneladas de materiais eletrônicos. Na primeira edição do ano foram 32 toneladas.
A Natussomos é a empresa especialista na reciclagem e realiza o transporte desses materiais eletrônicos. Segundo o funcionário da empresa, Rinaldo Adriano de Souza, o processo posterior é minucioso. “Após a coleta, é realizada a separação desses materiais, a desmontagem, moagem, e encaminhado para as indústrias que transformam o material em matéria prima novamente para ser reutilizado no mercado”, explica.
O descarte incorreto dos eletrônicos causa um impacto enorme na natureza, pois possui substâncias químicas em suas composições que contaminam o solo e a água, além de demorar muito tempo para se decompor. Segundo o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, esse tipo de iniciativa colabora para conscientizar a sociedade ao descarte correto desse tipo de material. “Ficamos felizes da população participar e reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente e dar um destino correto aos eletrônicos”, afirma.
Fotos: Fernando Gomes