
Promulgada lei que readmite excluídos do Simples Nacional por inadimplência
14 de junho de 2019
Sindilojas Missões reúne empresários para o encontro da Hora do Mate
28 de junho de 2019Ontem, 18, às 18h30min, na sede da entidade, empresários dos diversos segmentos locais se reuniram para discutir temas que envolvem os tributos que atingem o comércio varejista.
Dentre os assuntos estão a diferença entre as Alíquotas Interna e Interestadual (DIFA); restituição de tributos federais, como PIS e COFINS; Substituição Tributária de ICMS e sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Sobre o pagamento do imposto devido pela diferença entre alíquotas (Difa) na entrada de mercadorias provenientes de outra unidade da Federação (Decreto nº 1.514/13) foi relatada a luta por parte da Federação e os Sindicatos Empresariais diante do aumento de carga tributária causado pela obrigatoriedade do pagamento do Difa.
“A carga tributária é um dos maiores gastos das empresas, por isso é importante estarmos atentos nas decisões para benefício de todos”, afirma o assessor jurídico, Vicente da Rocha.
Além disso, outro tema em discussão foi sobre o PIS e a CONFINS tratados como tributos sobre o faturamento da empresa. No entanto, Rocha avalia que o fisco realiza tributações ilegais fazendo a cobrança do PIS/COFINS com base na receita bruta (total de valores que ingressam no caixa) da empresa. “Temos que buscar nossos direitos por que não é aceitável que o fisco continue cobrando do contribuinte uma carga tributária tão grande e que muitas vezes não tem qualquer legalidade”, ressalta.
Já sobre a CCT foi abordada sobre a fase de acordos em cláusulas com o sindicato laboral. “Estamos em negociação para ajustes no que se refere a valores, banco de horas, homologação de eventuais acordos coletivos entre outros assuntos em busca de avanço para o setor”, reforça o assessor jurídico, Eduardo Bechorner.