
Informativo – Atendimentos prioritários
5 de junho de 2019
Novas ideias e propostas são discutidas na reunião mensal do SindiMulher
5 de junho de 2019Esse momento foi criado na intenção de aproximar os empresários do comércio varejista com a entidade empresarial Sindilojas Missões. Na noite do dia 30 de maio, empreendedores de diversos segmentos dialogaram sobre temas relevantes que auxiliam no desenvolvimento de uma visão integrada de gestão.
Os assuntos abordados foram a importância da medicina ocupacional e as novas regras previstas para adequação ao eSocial, o questionamento sobre a nova lei municipal que obriga a inserção de placas de atendimento prioritário para autistas e pessoas com fibromialgia, o Código de Defesa do Contribuinte e o valor do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.
O debate começou com a contadora da empresa Rocha Assessoria, Michele Rocha, explicando sobre as mudanças do eSocial. Esse ano, empresas de determinados grupos já precisam começar a enviar informações de saúde e segurança do trabalho para o sistema. “Todos precisam fazer os cadastros dos seus trabalhadores, as qualificações, envio de folhas de pagamento por que se não vai gerar multa”, afirma a contadora.
Nessa perspectiva, o Sindilojas Missões, em parceira com a Unimed, oferece o convênio de medicina ocupacional para as empresas, que é uma especialidade médica voltada para prevenir doenças ocupacionais e controlar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.
Michele reforça a importância da medicina ocupacional para as empresas. “Quando há acidentes de trabalho, muitas vezes o empresário precisa pagar indenização. Por isso, quando o empresário investe nesse serviço, mais ele se protege e também protege o funcionário”, ressalta.
Além disso, também foi abordado sobre o Código de Defesa do Contribuinte que integra uma lista de propostas para aprovação de uma lei que estabelece direitos, deveres e garantias ao contribuinte; sobre os serviços oferecidos pelo Sistema Fecomércio-RS sendo o Senac voltado a educação profissional e o Sesc que promove a saúde, o convívio social e o bem-estar e sobre a nova Lei Municipal Nº 4.287 onde será obrigatório inserir nas placas de Atendimento Prioritário o Símbolo Mundial de Conscientização dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) e também a adequação referente a lei Nº 4.296, de 08 de Maio de 2019, a inserção do Símbolo Mundial da Fibromialgia nas placas de Atendimento Prioritário.
Para o gerente da Renner Engenharia Elétrica, Thomas Telles, que participou pela primeira vez da Hora do Mate, foi um dia de boas trocas de experiências. “É importante esses momentos por que nos motiva, nos ajuda a pensar e agir diferente como empresário, além da troca de ideias com diferentes setores do comércio”, afirma.