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1 de novembro de 2019O mês de novembro também é de Black Friday, que chega um dia depois do Dia de Ação de Graças.
Esse ano a Black Friday vai acontecer dia 29 de novembro, sexta-feira. É um dia de promoção no varejo, considerado como porta aberta para vendas em todos os espaços, sejam eles físicos ou online.
Tida como um costume mais americano, a Black Friday ganhou a simpatia dos brasileiros a partir de 2010, em primeiro momento como uma mera oportunidade de compra de eletrônicos. Porém, isso mudou. Informações da Agência Brasil são de que as apostas do período vão desde roupas, sapatos e acessórios, maquiagem e até mobiliário.
O perfil do consumidor
Para você empresário que vai participar da Black Friday é bom prestar atenção nas exigências do consumidor, uma vez que o perfil dele mudou. Hoje, o planejamento é a primeira medida tomada por quem vai comprar. Por este motivo, preste atenção em algumas dicas:
1.: Não ofereça promoção baseado em achismo. Primeiro pesquise o perfil do seu público consumidor. Estude o comportamento de compra de seu cliente.
2.: Unifique seus canais de comunicação, lembre-se que o consumidor mudou, online e offline agora se fundem nos chamados omnichannel, ou multicanal. É importante, além da loja física, estar em dia com sua vitrine virtual – seja no e-commerce ou nas redes sociais.
3.: Segmente seus clientes. Você pode até fazer clusters, ou grupos de pessoas, desde que eles estejam segmentados.
4.: Fique de olho na rede: ao divulgar promoções, não deixe seu cliente esperando na rede social. O tempo de espera por uma resposta pode levar você a perder uma venda importante e, mais que isso, um bom cliente.
5.: Defina a linha de produtos e de promoções, e mantenha a fidelidade dos índices.
A Black Friday em oito pontos:
- Invista em estratégias de marketing.
- Crie uma base de clientes em potencial.
- Reforce seu site.
- Dê descontos que valham a pena.
- Diversifique os meios de pagamento.
- Faça um upsell.
- Mantenha seu foco na sexta-feira.
- Reforce a comunicação com seus afiliados.
Fonte : E-Commerce Brasil